Avançar para o conteúdo principal

Era uma vez....

Era uma vez.....
E assim se começam todas as histórias de Reis, rainhas , príncipes e princesas em seus belos castelos.....
E é assim que eu vou começar....



Era uma vez


Era uma vez....um castelo que foi em tempos áureos....e nele vivia Alina, a filha do governador, que era realmente muito bela.
E como tal com muitos pretendentes....E assim reza a lenda...

"A linda moura já dera pela presença do jovem cristão rondando o castelo e olhando-a de longe.... 
Porque não confessá-lo? O seu coração ainda virgem de amor pulsara mais forte e mais apressado, quando o viu. Mas ele era cristão e ela era moura... 
— Não vos assusteis... 
E agora, sim, ao olhá-lo de frente e ao reconhecer nele o ousado cavaleiro cristão, ela assustou-se de verdade. Tremia. A sua voz mal se ouviu. 
— Que quereis daqui, senhor?... Fugi depressa, que vos podem matar! 
— Mas que desejais daqui, senhor? 
— Apenas falar convosco.  Como vivera ardendo no desejo de lhe falar... Como resolvera abandonar os seus companheiros para sempre, e ir oferecer-lhe o seu amor devotado e fiel. 
— Acreditais em mim, Alina? 
— Acredito… e agradeço a Alá ter-vos enviado ao meu encontro! 
Depois, Alina confidenciou: 
— Ide falar com meu primo Ibdne-Salat e dizei-lhe que eu lhe peço para vos arranjar abrigo esta noite. Amanhã falarei com o senhor meu pai. 
 D. Antão Gonçalves ajoelhou-se e beijou-lhe a mãozinha delicada e trémula. E esse beijo soube a perfume. Soube a lábios. Soube a amor!
 
Gostando como gostava de sua filha, o velho governador também acreditou em tudo o que ela lhe disse. De modo que o jovem D. Antão Gonçalves, transformado em mouro, passou a ser o noivo da bela princesa. 
E o jovem capitão português descreveu ao rei como estava organizada a defesa do castelo. E informou-o de que na manhã seguinte os mouros iriam sair até à ribeira próxima, para dar de beber ao gado. 
Os olhos de D. Afonso Henriques brilharam com mais fulgor. 
— Que dizeis? Repeti! 
Antão Gonçalves repetiu o que acabara de anunciar. 
E em segredo — de forma a que nem a brisa da noite pudesse ouvir as suas palavras — o rei expôs ao cavaleiro o seu plano de ataque. E à medida que escutava, Antão Gonçalves sorria. 
— Amanhã, o castelo será nosso, Senhor meu rei! 
— Se Deus quiser, será, Antão Gonçalves!
 
Na manhã seguinte, a bela Alina, sai dos seus aposentos para pedir a bênção de seu pai que se encontrava no varandim....e feliz o seu olhar abrange toso os terrenos que envolvem o castelo e 

a certa altura, fixando melhor o grande grupo que se aproximava, Alina perguntou ingenuamente: 
— Meu pai, as moitas podem andar? 
O velho governador riu e não respondeu. 
Porém Alina tomou a insistir. 
— Pois eu vejo as moitas a andar, no meio dos animais, meu pai! 
Estranhando a insistência, o velho governador abriu os olhos e fixou-os no grupo, que atravessava nesse momento a porta do castelo. 
— Moitas a andar? Que loucura! 
Mas de repente deu um salto, tão ágil como se tivesse menos idade, e exclamou: 
— Tens razão! As moitas andam!... Fomos traídos! 
Logo o grito de alarme soou pelas ameias, chamando todos às armas. Mas era tarde. Muito tarde! Encobertos pelas ramadas das árvores e de mistura com os animais os guerreiros cristãos saltavam sobre os inimigos desprevenidos, matando-os sem dó nem piedade. 
E o jovem D. Antão Gonçalves, perante o olhar espantado da bela Alina, correra a abrir outra das portas do castelo, gritando a plenos pulmões: 
— Avancem!... A praça é nossa!... Estamos com o pé nela!  
E logo o próprio rei D. Afonso Henriques e os seus homens mais desenvolto, aproveitando a porta aberta por Antão Gonçalves — que para sempre ficaria depois a ser chamada a Porta da Traição — entraram no castelo, que nunca mais deixou de ser português. E dizem que foi da exclamação do moço prometido de Alina — que ele traiu pelo seu rei — «Estamos com o pé nela!» — que derivou o nome de Penela, dado ao castelo e à povoação. "


Restam agora as muralhas e erguida no interior do castelo, a igreja de São Miguel é a matriz de Penela. A atual edificação é a resultante de uma nova reforma que data da segunda metade do sec. XVI... De traça simples, ao gosto da renascença coimbrã, é dividida internamente em três naves, separadas por duas arcadas sobre colunas de base octogonal e capitéis em estilo renascentista. 
( Informação e pesquisa wikipédia)....

Com o passar dos séculos, tornou-se o ponto mais importante desta vila....e para manterem o espírito guerreiro e trabalhador deste reino, resolveram da forma mais realista possível reproduzir a vida de muitos sec. atrás, criando um presépio vivo...

Era uma vez

Este presépio vai estar até 10 de Janeiro e ainda pode visitar, e deliciar-se com algumas iguarias típicas, da região...

Era uma vez

Era uma vez

Era uma vez

Eu como adoro estas coisas de castelos e relíquias, juntei o útil ao agradável e fiz uma visita, também com carisma pedagógico, pois fui com a família....

Era uma vez

Era uma vez


Criei um pequeno video que podem ver ....
Renovo os votos de um 2016, onde a paz, serenidade e saúde estejam presentes.....
Beijocas e até ao próximo post.....
Não se esqueçam deixem o vosso like.....e compartilhem.....


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Detergente incrível para máquina da roupa com sabão Clarim

Detergente  incrível para máquina da roupa  com sabão Clarim Olá Lady`s, trago-vos uma receita que tenho vindo a melhorar, desta vez acrescentei um sabonete que tinha cá em casa e ficou maravilhoso. A receita é a mesma que podem assistir no video, em baixo apenas acrescentem um sabonete de banho, á vossa escolha. Não se esqueçam de retirar o peso do sabonete ao sabão, senão fica demasiado grosso. Já agora deixo a dica se ficar demasiado espesso, dividam a receita levem a ferver de novo e acrescentem mais 1 litro de água. A Receita é a seguinte: 60 g de sabão em pó 50 g de bicarbonato de sódio 1 barra de sabão azul ou clarim 1 sabonete (opcional) 50 ml de vinagre 1 panela com (capacidade para 5 litros) 2 litros de água quente 3 litros de água fria *Óleo essencial a gosto eu vou variando no video coloquei Purify da "doTERRA" Comece por cortar todo o sabão em barra e o sabonete Pode deixar de molho cerca de uma hora em água, ou diret...

O que é a Aromaterapia e como funciona

O que é a Aromaterapia e como funciona Ultimamente muitas de vós me têm perguntado o que é a Aromaterapia . e eu vou começar por responder perguntando... _Já imaginou o que seria viver sem olfato? Não é assim uma pergunta tão descabida, e provavelmente até já lhe aconteceu, por questões de transtornos das vias respiratórias, alergia ou gripe e perder parcialmente o olfato. Ou em casos mais drásticos por acidentes em que haja traumatismo perder o olfato na totalidade. Curiosamente o nariz é o grande responsável, pelo nosso apetite, por exemplo, e ficamos literalmente com água na boca, como diz o proverbio. Metade do sabor é cheiro. As papilas gustativas apenas identificam quatro sabores, amargo doce, salgado e azedo. O cérebro junta a informação das papilas gustativas com o olfato e o resultado é o paladar. Com a idade também vai havendo alguma perda do olfato, e as grávidas chegam mesmo a não reconhecer alguns cheiros e a ficar com o olfato mais apurado par...

DIY...como fazer bandeja fácil....

Olá Lady`s..... Espero que estejam a passar bem.... Para hoje trago-vos um DIY muito, mas muito fácil mesmo.....é uma opção de escolha entre duas bandejas.....que podem usar da forma mais variada possível.... A bandeja espelhada utilizei para colocar os perfumes, e a de prato, para colocar na saleta, apenas com efeito decorativo. A bandeja de prato, utilizei um prato quadrado, em tom lilás, que era único...então como forma de lhe dar alguma utilidade, resolvi simplesmente, aproveitar um colar imitação de pérolas que também já não usava em tom prateado e colar em toda a volta do prato com cola quente..... Como sabem, a cola quente é o ideal para este tipo de trabalhos, facilita bastante... A  outra bandeja processo foi o mesmo e desta forma reutilizei o espelho que vinha com uma moldura, que retirei, para lhe dar outro destino....que tentarei mostrar noutro post... E assim termino, com o video, espero que gostem.....