Avançar para o conteúdo principal

O que é a Aromaterapia e como funciona



O que é a Aromaterapia e como funciona


Aromaterapia e óleos essenciais


Ultimamente muitas de vós me têm perguntado o que é a Aromaterapia .
e eu vou começar por responder perguntando...

_Já imaginou o que seria viver sem olfato?

Não é assim uma pergunta tão descabida, e provavelmente até já lhe aconteceu, por questões de transtornos das vias respiratórias, alergia ou gripe e perder parcialmente o olfato.
Ou em casos mais drásticos por acidentes em que haja traumatismo perder o olfato na totalidade.
Curiosamente o nariz é o grande responsável, pelo nosso apetite, por exemplo, e ficamos literalmente com água na boca, como diz o proverbio.
Metade do sabor é cheiro.
As papilas gustativas apenas identificam quatro sabores, amargo doce, salgado e azedo.
O cérebro junta a informação das papilas gustativas com o olfato e o resultado é o paladar.
Com a idade também vai havendo alguma perda do olfato, e as grávidas chegam mesmo a não reconhecer alguns cheiros e a ficar com o olfato mais apurado para novos aromas, mas efetivamente o nosso sistema límbico influencia e muito, a nossa vida, se lhe adicionarmos os óleos essenciais através da aromaterapia.



Aromaterapia e óleos essenciais



Possibilita o conforto tanto físico quanto psicológico primeiro pela inalação,de substancias voláteis quer por um difusor, ou apenas pelas suas mãos usando os óleos essenciais que tanto pelas vias respiratórias, como papilas gustativas entram em contato com o sistema límbico, o responsável por memórias passadas, por controlar as nossas emoções e comportamentos vemos aqui como mais uma vez os óleos essenciais funcionam muito bem, como
uma alternativa (ou complemento) da medicina tradicional.
E a sua vida pode melhorar de uma forma significativa.




Aromaterapia e óleos essenciais


Mas, afinal, o que são óleos essenciais?

De forma simples:
O óleo essencial é a parte da natureza em sua forma mais concentrada – em média 1 gota equivale a 24 xícaras de chá da planta. Possuem uma composição química muito complexa, podendo chegar a ter mais de 200 componentes químicos diferentes em um único óleo essencial. e, por esse motivo, é importante ter muita responsabilidade ao utilizá-los como tratamento terapêutico. Provenientes de plantas com propriedades medicinais, os óleos essenciais são extraídos das flores, frutos, caules e folhas, por vários métodos de extração.
Extrair o óleo da planta é um processo demorado, delicado e depende da matéria prima.
Diferente das essências sintéticas, que são utilizadas apenas para dar aroma a diversos produtos, os óleos essenciais têm uma finalidade terapêutica.
Formados basicamente por terpenos e derivados terpênicos, os óleos essenciais possuem uma característica que os diferencia de grande parte dos medicamentos e cosméticos. Eles são lipossolúveis, isto significa que penetram facilmente na pele (através das glândulas sudoríparas e do folículo piloso) e rapidamente chegam na corrente sanguínea.  
É possível detectar os componentes químicos dos óleos essenciais no sangue, suor ou ar expelido, cerca de 5 minutos após a aplicação feita por massagem ou compressa.
Em regra deverá sempre usar um óleo vegetal como carregador ou condutor do óleo essencial.
E sim há óleos essenciais que podem ser ingeridos, mas nunca o faça sem a certeza que é para ingerir.
E claro fale sempre primeiro com o seu médico ou aromaterapeuta para um uso com consciência.

Usando óleos essenciais, estará numa procura consciente de um produto com qualidade e certificação para adaptar e melhorar a qualidade de vida.


Menos é sempre mais na aromaterapia.

Com regra, sabedoria e consciência esta terapia ajuda no combate de ansiedade, irritação e alivia momentos de stress, reagindo como um efeito calmante. Na dor, na inflamação, essencialmente como preventivo, mas com conhecimento poderá ser também curativo.

E não pára por aí, neste processo, trabalha-se o auto-conhecimento e adquire um outro elo com o ambiente, priorizando aquilo que é importante e relevando o que não lhe faz bem.
Se quer saber mais sobre óleos essenciais, deixe o seu comentário ou entre em contato comigo pelas minhas redes sociais ou email divaelegantecoimbra@gmail.com



Aromaterapia e óleos essenciais


Espero que tenham gostado...










Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Detergente incrível para máquina da roupa com sabão Clarim

Detergente  incrível para máquina da roupa  com sabão Clarim Olá Lady`s, trago-vos uma receita que tenho vindo a melhorar, desta vez acrescentei um sabonete que tinha cá em casa e ficou maravilhoso. A receita é a mesma que podem assistir no video, em baixo apenas acrescentem um sabonete de banho, á vossa escolha. Não se esqueçam de retirar o peso do sabonete ao sabão, senão fica demasiado grosso. Já agora deixo a dica se ficar demasiado espesso, dividam a receita levem a ferver de novo e acrescentem mais 1 litro de água. A Receita é a seguinte: 60 g de sabão em pó 50 g de bicarbonato de sódio 1 barra de sabão azul ou clarim 1 sabonete (opcional) 50 ml de vinagre 1 panela com (capacidade para 5 litros) 2 litros de água quente 3 litros de água fria *Óleo essencial a gosto eu vou variando no video coloquei Purify da "doTERRA" Comece por cortar todo o sabão em barra e o sabonete Pode deixar de molho cerca de uma hora em água, ou diret

Prevenção e tratamento com "Permanganato de Potássio"

Bom dia Lady`s.... Como estão? Passaram bem??? Entre todas as etapas que me proponho para começar o ano, este de que vos falo hoje é um deles... como prevenção é fundamental. É uma terapia que á primeira vista não tem muito bom aspeto, mas em  que os seus benefícios são imensos.... E como estamos numa altura em que devemos pensar em desentoxicar, e higiénizar a vários níveis, porque não fazê-lo também em termos de pele..... O que eu sugiro é um produto de nome "permanganato de potássio", um agente anti séptico, anti oxidante e desinfetante  muito utilizado em paises da Africa.... Tem algumas características também na eliminação de impurezas em frutas e legumes, mas o seu uso passa principalmente pela higiénização e ação desodorante, no combate a fungos e bactérias. Pode ser também utilizado, para afeções bucais, ou vaginais, como tratamento de vários tipos de herpes e candidiase.... No Brasil é também utilizado para tratar a "Catapora", ou varicela como é

Bem Vindo Outono

  Bem Vindo Outono  Olá Lady`s Já à muito tempo que não acordava tão ativa logo pela manhã. Senti-me revigorada. Não há dúvida que o descanso faz muito bem, e eu sentia-me mesmo  cansada por falta de descanso e excesso de trabalho. Quando abri a minha loja Diva Like a Lady na área da minha residência achei que iria descansar mais, viver uma vida mais calma, uma  slow life, mas virou-se o feitiço contra o feiticeiro e vejo-me a trabalhar cada vez mais a ter menos descanso, e muito mais stress. Tenho vivido sempre com muitas rotinas e isso é o que me vale, dá-me a possibilidade de me manter ativa, apesar dos meus sessenta anos e do que isso representa. Como acordei de forças renovadas apesar de o dia estar nublado, aproveito esta minha energia para fazer uma lista de tarefas  que quero colocar em prática e que tenho vindo a negligenciar por falta de tempo e que me levou a ter descuidado um pouco em termos de organização. Apesar de me ter habituado muito bem  á agenda online não dispenso