Avançar para o conteúdo principal

Congelar alimentos sem plástico

Congelar alimentos sem plástico



Olá Ladys ...sejam bem vindas

Uma das muitas dúvidas  ( e foram muitas) que me surgiram quando comecei a ter a consciência e a necessidade de mudanças de hábitos empenhada numa vida de desperdício zero, foi como iria armazenar todos os alimentos  a que estava habituada a congelar. 
Apesar de ser do tempo em que se comprava na mercearia a granel,( não havia outra)  quando se levava a saca do pão e se mostrava com vaidade,  uma ideia que adoro, aquela liberdade de ser eu a separar o que quero consumir, é com prazer que aceito esta renovação e que surjam muitas por todo o mundo, acabei como todas nós por me habituar ás modernices e fugir deste padrão que me fascina.

Com a falta de tempo para andar sempre nos supermercados habituei me  a  ter muito muita carne  e peixe, muito legume e muita fruta no congelador e sempre usei os tupperwares, tenho muitos porque noutros tempos, fiz uma coleção enorme de Tupperware e era um dos elementos que mais utilizava para congelar. 
Mas por exemplo o bacalhau compro em quantidade e peço para cortar em postas, como é usual e não consigo congelar em vidro, portanto é um dos pontos que  me baralha um pouco, o sistema  assim como a carne.

Sustentabilidade e desperdício zero

Sempre gostei de congelar fatiada e cortada de modo a ser fácil a sua utilização  e agora torna-se  mais difícil e o peixe também é uma outro outro alimento que também continuo com alguma dificuldade mas lá vou ajustando de forma a não necessitar mesmo do plástico para congelamento.
Fiz algumas alterações e uma das alternativa é que não compro tantas quantidades, pois havia ainda muitas outras coisas que eu congelava em sacas plásticas e que eu estou a ter mais dificuldade em encontrar algo similar porque também não tenho tupperwares para congelar tudo aquilo que tenho habitualmente no congelador.

Sustentabilidade e desperdício zero

Sustentabilidade e desperdício zero

 Depois de várias experiências que fiz com o papel  ( inclusivamente reutilizei sacas de papel que vão surgindo de alguma compra de emergência) que não resultou salvo se for para congelar pão.  Funciona muito bem  para congelamento de pão ou bolo ou algo do género e  se for por uma semana ou duas.

Sustentabilidade e desperdício zero

 Experimentei também  o cartão, as caixas da pizza são ótimas durante algumas semanas depois fica demasiado molhado não é viável.
 Um dia  ao fazer workshop aos falarmos em sustentabilidade e desperdício zero surgiu   a minha dificuldade no congelamento e uma das convidadas sugeriu o que ela mesma utiliza, os pacotes de leite.

O congelamento reciclando os pacotes de leite é uma sugestão que tenho colocado em prática e que recomendo  principalmente nos líquidos  utilizo embalagem de leite sem qualquer dificuldade ( por dentro tem uma espécie de aluminio, com a rosca para vedar qualquer  saída de líquido, e além disso é reutilizar,com menos um lixo, com as leguminosas também funciona utilizo um funil, e quando é para utilizar por exemplo algum alimento em que não não entre na boca do pacote aí tenho que cortar e chego até às vezes a encaixar dois pacotes de leite criar uma caixa com 2 pacotes de leite e funciona desde que não haja saída de líquido.

sustentabilidade e desperdicio zero


Uma outra situação que passei também a utilizar frascos de vidro e que também funciona se seguirem algumas dicas que vou dar  e que eu própria coloquei em prática.
Para um bom congelamento com frascos de vidro a primeira regra é ;

 1-Não encherem o vidro até cima deixar dois dedos por completar, porque como sabem o congelamento líquido têm tendência a inchar e esse facto pode fazer explodir o frasco.
2- Podem também colocar no congelador sem tapar por uma hora e depois então poderem tapar e deitar o frasco se assim o quiserem.
3- Para descongelar, deve primeiro passá-lo para o frigorífico durante umas horas e só depois abrir o frasco.
4- Não pousar nunca numa superfície de temperatura diferente, para não estalar o vidro.
5- Para levar ao forno ou micro ondas sempre em banho maria( não esquecer de tirar a tampa se for metálica)

O ideal seria que todo o alimento pudesse ser congelado num recipiente de vidro é mais higiénico resistente e seguro claro que quando digo seguro para recipientes de vidro é dentro das regras de forma a não partir e com a margem da expansão do alimento dentro dele.

Eu adoraria substituir todas as embalagens  que uso por vidro, vou aos poucos fazendo isso mas a Tupperware também é uma embalagem que dura uma vida, não é descartável e segundo o que tenho lido, não contém o bisfenol-A ( apenas 10% de toda a marca) e não inclui os acessórios de criança brinquedos e mamadeiras e segundo várias entidades que pode pesquisar no site da Tupperwere aprovaram o seu uso. Portanto eu vou gerindo desta forma com a consciência de que mais plástico... NÃO.
 A maioria das embalagens para congelamento  que está no mercado são com tampas plásticas e portanto há que ter algum cuidado nessa escolha.
 Os que utilizo de vidro são mesmos  os que vou reciclando de alimentos que vou comprando das azeitonas do óleo de coco  da polpa de tomate  etc. e penso que é uma alternativa bastante viável não esquecer de não encher demasiado o congelador também para dar espaço para que consigo controlar bem o armazenamento dos potes de vidro.

Sustentabilidade e desperdício zero


O que pode congelar em potes de vidro?
 Eu congelo frutas que vou guardando das várias colheitas são ótimas para fazer os sumos os sorvetes etc, o feijão também pode ser congelado em vidro mas eu optei por congelar nos pacotes de leite fica tudo bem acondicionado  o grão-de-bico da mesma forma vários tipos de temperos que vou cortando também e congelando e  todos os outros vegetais e de caldos de vegetais. 
Depois do processo de descongelamento também é fácil algumas coisas eu tiro antes do congelador e coloco no frigorífico para utilizar mais tarde ou até mesmo no dia seguinte. 


Aqui ficam as minhas sugestões de como evito a utilização de plásticos para além dos como já disse os que tenho da Tupperware que não vou descartar definitivamente porque além de ser um produto que não é reciclável também não é descartável portanto é preferível eu reutilizar muitas e muitas vezes...
Se tiver alguma outra sugestão que queira deixar diferente das que já uso vou gostar de saber.

 Espero que tenham gostado espero que tenha também tirado algumas dúvidas.
 Aqui vos espero encontrar no próximo post qualquer dúvida  podem deixar em baixo nos comentários terei todo o prazer em responder, Beijocas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Detergente incrível para máquina da roupa com sabão Clarim

Detergente  incrível para máquina da roupa  com sabão Clarim Olá Lady`s, trago-vos uma receita que tenho vindo a melhorar, desta vez acrescentei um sabonete que tinha cá em casa e ficou maravilhoso. A receita é a mesma que podem assistir no video, em baixo apenas acrescentem um sabonete de banho, á vossa escolha. Não se esqueçam de retirar o peso do sabonete ao sabão, senão fica demasiado grosso. Já agora deixo a dica se ficar demasiado espesso, dividam a receita levem a ferver de novo e acrescentem mais 1 litro de água. A Receita é a seguinte: 60 g de sabão em pó 50 g de bicarbonato de sódio 1 barra de sabão azul ou clarim 1 sabonete (opcional) 50 ml de vinagre 1 panela com (capacidade para 5 litros) 2 litros de água quente 3 litros de água fria *Óleo essencial a gosto eu vou variando no video coloquei Purify da "doTERRA" Comece por cortar todo o sabão em barra e o sabonete Pode deixar de molho cerca de uma hora em água, ou diret

Prevenção e tratamento com "Permanganato de Potássio"

Bom dia Lady`s.... Como estão? Passaram bem??? Entre todas as etapas que me proponho para começar o ano, este de que vos falo hoje é um deles... como prevenção é fundamental. É uma terapia que á primeira vista não tem muito bom aspeto, mas em  que os seus benefícios são imensos.... E como estamos numa altura em que devemos pensar em desentoxicar, e higiénizar a vários níveis, porque não fazê-lo também em termos de pele..... O que eu sugiro é um produto de nome "permanganato de potássio", um agente anti séptico, anti oxidante e desinfetante  muito utilizado em paises da Africa.... Tem algumas características também na eliminação de impurezas em frutas e legumes, mas o seu uso passa principalmente pela higiénização e ação desodorante, no combate a fungos e bactérias. Pode ser também utilizado, para afeções bucais, ou vaginais, como tratamento de vários tipos de herpes e candidiase.... No Brasil é também utilizado para tratar a "Catapora", ou varicela como é

Bem Vindo Outono

  Bem Vindo Outono  Olá Lady`s Já à muito tempo que não acordava tão ativa logo pela manhã. Senti-me revigorada. Não há dúvida que o descanso faz muito bem, e eu sentia-me mesmo  cansada por falta de descanso e excesso de trabalho. Quando abri a minha loja Diva Like a Lady na área da minha residência achei que iria descansar mais, viver uma vida mais calma, uma  slow life, mas virou-se o feitiço contra o feiticeiro e vejo-me a trabalhar cada vez mais a ter menos descanso, e muito mais stress. Tenho vivido sempre com muitas rotinas e isso é o que me vale, dá-me a possibilidade de me manter ativa, apesar dos meus sessenta anos e do que isso representa. Como acordei de forças renovadas apesar de o dia estar nublado, aproveito esta minha energia para fazer uma lista de tarefas  que quero colocar em prática e que tenho vindo a negligenciar por falta de tempo e que me levou a ter descuidado um pouco em termos de organização. Apesar de me ter habituado muito bem  á agenda online não dispenso