Avançar para o conteúdo principal

Conserva de tomate seco no sol em azeite


Conserva de tomate seco no sol  em azeite

Olá Lady`s

Venho com mais uma receita de tomate depois do sucesso do vídeo anterior de confitado de tomate .Este ano a produção de tomate está em alta tão em alta que até ao trazer um pouco de terra da hortinha trouxe com ela uma semente de um tomateiro cherry e que está fantástico aqui no vaso. 
Mas a qualidade de tomate que vou utilizar é o tomate coração que a seguir ao cherry é dos que mais gosto.

 
Sendo Portugal um país de sol porque não usá-lo para secar e conservar tomate.
Se ainda não provou o tomate seco ao sol garante lhe que é uma delícia e é um bom destino para dar aos tomates, principalmente quando são produzidos em ambiente biológico ou quando se tem excedente de tomate.

Nesta receita pode usar qualquer tipo de tomate.

 

Conserva de tomate seco no sol  em azeite


Vou fazer um tomate seco  que é um produto diferente com um sabor intenso e que se pode incluir no preparo de saladas pizzas tortas e muito mais.

 Pode de usar esta técnica que posso dizer que é uma técnica ancestral que pode usar em  em varias outras frutas que a seu tempo partilharei e é bastante simples apenas  requer algum tempo e sol. 

Também há uma receita em que desidrata no forno mas eu vou aproveitar os benefícios do sol neste ingrediente que nada mais é que uma fruta, com muitos  benefícios devido ao licopeno caratenoides vitamina C o que significa muitos anti oxidantes.
Continue aqui pelo canal para descobrir esta receita de tomate seco caseiro super económica que vai fazer toda a diferença nos seus pratos garante que depois de descobrir como fazer tomate seco vai repetir muitas vezes pois é delicioso e assim também consome o produto em modo muito natural durante vários meses e de forma saudável.

Deve começar por lavar muito bem os tomates e cortá-los em pequenos pedaços.

 Pode retirar as sementes ou não assim como esta parte do pedúnculo mais dura, ou feia. Apenas tem que abrir os tomates em metades ou se for muito grande em quartos e ir colando num recipiente ou tabuleiro.


O processo é muito fácil pode fazer uma rede como eu fiz com uma rede que comprei no Leroy Merlin e custou apenas 2.50€ a moldura já tinha de um quadro portanto bastante económico ou simplesmente coloque-os sobre um pano absorvente com o corte para cima polvilhe abundantemente de sal que vai ajudar a desidratar o tomate, e ao mesmo tempo que ocorre a desidratação vai evitar que algum bicho ou mosquito possa querer vir aqui deliciar-se com este petisco. Não se se assustem com a quantidade de sal porque primeiro é flor de sal existe uma diferença entre sal e flor de sal porque o sal que utilizamos na nossa cozinha é o sal refinado quando o processo de refinamento perde todos os seus nutrientes deixa apenas o sódio e pode trazer alguns problemas principalmente para o hipertenso.
Este sal é flor de sal que tem também benefícios para a nossa saúde, o seu nome tem a ver com os pequenos cristais que são originados pelas camadas finas das salinas. 

 Eu fui à pouco tempo visitar  uma salina e fiquei a saber muito sobre este tempero que tem zinco e muito menos sódio do que  sal refinado mais vulgar e mais utilizado na cozinha fica aqui uma aula sobre este tempero considerado um tempero de luxo completa muito bem pratos frios e sofisticados,

Se usarem o sal de cozinha adicionem uma colher de chá de açúcar .
 Quanto maior for a exposição solar melhores os resultados de vez em quando deve virar os tomates de forma a que desidratem uniformemente.

 Um passo importante é  guardar os tabuleiros durante a noite num local longe de crianças ou algum toque, para que humidade não estrague os tomates. No  dia seguinte repetir a operação.

Vou utilizar para proteger de  mosquitos uma em rede, mas pode servir de de um outro tecido ou tela . 

Conserva de tomate seco no sol  em azeite


Vou deixar que este processo de desidratação ocorra.
Dependendo do tamanho dos tomates e da força do sol a secagem dura uns 4 ou 6 dias ou poderá ter demorar mais e saber a que estão no ponto quando estiverem bem mirrados aí sim estão prontos.
Tenho já uma panela com água a ferver onde vou deitar os tomates é apenas dar uma fervura para eles voltarem a hidratar. Assim  que estão,  escorrer bem deixar arrefecer e então sim vou colocar dentro dos frascos que já devem estar previamente esterilizados secos e limpo .

 Dê Umas pequenas batidas no frasco para que o tomate vá mais para o fundo corte uma cebola alguns dentes de alho esmagados e orégão e folhas de manjericão cubra muito bem com azeite bata o frasco e se ainda couber mais azeite ateste e feche bem eles conservam-se por alguns meses bem fechado se os colocar bem fechados em banho-maria durante 20 minutos deixa re arrefecer e arrume-os num local escuro. 

 

Conserva de tomate seco no sol  em azeite
 

 Quando comer os tomates aproveite o azeite para temperar saladas e outros pratos e ache adequado.

Espero que se deliciem com esta receita económica de preservar este alimento que tantos beneficios tem para a nossa saúde.

Se tiverem dúvidas, podem assistir ao vídeo que deixo em baixo.

Beijinhos e até um próximo post.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Detergente incrível para máquina da roupa com sabão Clarim

Detergente  incrível para máquina da roupa  com sabão Clarim Olá Lady`s, trago-vos uma receita que tenho vindo a melhorar, desta vez acrescentei um sabonete que tinha cá em casa e ficou maravilhoso. A receita é a mesma que podem assistir no video, em baixo apenas acrescentem um sabonete de banho, á vossa escolha. Não se esqueçam de retirar o peso do sabonete ao sabão, senão fica demasiado grosso. Já agora deixo a dica se ficar demasiado espesso, dividam a receita levem a ferver de novo e acrescentem mais 1 litro de água. A Receita é a seguinte: 60 g de sabão em pó 50 g de bicarbonato de sódio 1 barra de sabão azul ou clarim 1 sabonete (opcional) 50 ml de vinagre 1 panela com (capacidade para 5 litros) 2 litros de água quente 3 litros de água fria *Óleo essencial a gosto eu vou variando no video coloquei Purify da "doTERRA" Comece por cortar todo o sabão em barra e o sabonete Pode deixar de molho cerca de uma hora em água, ou diret

Prevenção e tratamento com "Permanganato de Potássio"

Bom dia Lady`s.... Como estão? Passaram bem??? Entre todas as etapas que me proponho para começar o ano, este de que vos falo hoje é um deles... como prevenção é fundamental. É uma terapia que á primeira vista não tem muito bom aspeto, mas em  que os seus benefícios são imensos.... E como estamos numa altura em que devemos pensar em desentoxicar, e higiénizar a vários níveis, porque não fazê-lo também em termos de pele..... O que eu sugiro é um produto de nome "permanganato de potássio", um agente anti séptico, anti oxidante e desinfetante  muito utilizado em paises da Africa.... Tem algumas características também na eliminação de impurezas em frutas e legumes, mas o seu uso passa principalmente pela higiénização e ação desodorante, no combate a fungos e bactérias. Pode ser também utilizado, para afeções bucais, ou vaginais, como tratamento de vários tipos de herpes e candidiase.... No Brasil é também utilizado para tratar a "Catapora", ou varicela como é

Bem Vindo Outono

  Bem Vindo Outono  Olá Lady`s Já à muito tempo que não acordava tão ativa logo pela manhã. Senti-me revigorada. Não há dúvida que o descanso faz muito bem, e eu sentia-me mesmo  cansada por falta de descanso e excesso de trabalho. Quando abri a minha loja Diva Like a Lady na área da minha residência achei que iria descansar mais, viver uma vida mais calma, uma  slow life, mas virou-se o feitiço contra o feiticeiro e vejo-me a trabalhar cada vez mais a ter menos descanso, e muito mais stress. Tenho vivido sempre com muitas rotinas e isso é o que me vale, dá-me a possibilidade de me manter ativa, apesar dos meus sessenta anos e do que isso representa. Como acordei de forças renovadas apesar de o dia estar nublado, aproveito esta minha energia para fazer uma lista de tarefas  que quero colocar em prática e que tenho vindo a negligenciar por falta de tempo e que me levou a ter descuidado um pouco em termos de organização. Apesar de me ter habituado muito bem  á agenda online não dispenso