Avançar para o conteúdo principal

Dosha Vata e propriedades do óleo de sésamo e sândalo


Dosha Vata e propriedades do óleo de sésamo e sândalo





Olá Lady´s....

Como têm passado...
Há mulheres e homens também, (mas este artigo é mais direcionado para mulheres) que usam todas as desculpas para não  se cuidar, como o tempo, o dinheiro ou porque não gostam de se sentir gordurosas/os com os cremes, adiando todos os dias este ato tão benéfico para a nossa saúde e bem estar.
 Eu adoro sentir a pele bem hidratada e por isso adoro cuidar de mim, procuro fazê-lo sempre com produtos naturais e quando gosto de algo dificilmente mudo.
O que vou partilhar hoje convosco  foi um pouco assim.
Por variadíssimas razões já o uso à muitos anos e ao colocar hoje de manhã este mix de  oléo que uso religiosamente diariamente lembrei-me de que nunca vos falei dele, apesar de partilhar muitas vezes a mistura destes dois simples produtos nas redes sociais e  garanto-vos que vale a pena...


Dosha Vata e propriedades do óleo de sésamo e sândalo
 
Com certeza que já ouviram falar, de que com a idade as células renovam muito mais lentamente e esse fato associado ao stress, e juntando a preguiça que muitas Lady's têm a pele  tende a envelhecer de forma assustadora depois de uma certa idade... 
 
Sendo a pele o órgão que mais sofre desidratação, secura, feridas,  assim como lesões no couro cabelo, provocando a queda de cabelo, etc... recomendo este óleo é magnifico...estou a falar no óleo vegetal de sésamo...



Dosha Vata e propriedades do óleo de sésamo e sândalo


O modo de aplicação mais usual e também mais relaxante é em massagem.
Massajar o couro cabeludo uma vez por semana com óleo de sésamo é uma excelente maneira de nutrir o couro cabeludo e restaurar o equilíbrio natural e brilho dos cabelos.
E  para combater esse fato e numa forma de facilitar  no que toca ao tempo,  que  todas dispomos  para cuidar de nós vou-vos aliciar com um truque que uso e me foi recomendado pela minha mestre de yoga e que é também terapeuta ayurvédica ....

O óleo de sésamo é muito utilizado para pacificar as pessoas "Vata" que passo a explicar é um "Dosha" (uma caraterização do perfil biológico de um individuo) que na medicina Ayurvéda são 3 os Doshas, Vata, Pita e Kapha  onde  Vata é o meu  Dosha predominante  nesta medicina. 

Vata governa o sistema nervoso, o movimento e a comunicação do corpo. 

Sendo sinais de desequilíbrio, pele sem brilho, dores nas articulações, constipações, sentindo o frio com mais facilidade tendo necessidade de massagem com óleo de sésamo e alimentos quentes para equilibrar este Dosha.
Na verdade não me tenho portado mal e onde sinto mais dificuldade  é realmente no tempo de inverno  com o frio. Ainda não consigo controlar este elemento, que me leva ás dores nas articulações mas graças a Deus todos os outros pontos estão mais ou menos. Raramente me constipo, tenho uma pele  relativamente boa, sou ágil para a idade que tenho, tanto fisicamente como mentalmente, em parte porque controlo muito bem com rotinas diárias e sempre procurando o equilíbrio, entre o que gosto de fazer,  e o Dosha. Vata é muito sensível a mudanças, noites sem dormir e outros estímulos com ver televisão ou outros elementos que desconcentram, como o telemóvel.
Poderei falar um pouco  do que sei sobre este tema se sentirem curiosidade é só deixar nos comentários...
Entretanto para não perder o raciocínio, "Vata " adora o óleo de sésamo ou gergelim como também é conhecido, pelo seu valor nutritivo e pelo seu efeito "quente" no organismo.
Com propriedades anti inflamatórias, anti oxidantes e anti bacterianas com várias vitaminas entre elas a K, Magnésio, Zinco, Cobre e Cálcio ...e não contente, ainda potencializo este, com óleo essencial de sandalo...
O que faço é simplesmente massajar o corpo com o óleo, numa percentagem de 100ml de óleo  vegetal de sésamo e 10gotas de óleo essencial de sandalo , mesmo no duche quente, sem utilizar sabão, para que o óleo permaneça na pele. 
É simplesmente maravilhoso e muito benéfico a conjugação destes dois óleos.
Ajuda a fortalecer os ossos, músculos e articulações; acalma a mente e induz o relaxamento profundo;
Reforça a capacidade de lidar com o stress;
Promove a força física;
Se tem o sono superficial e inquieto massaje o couro cabeludo e as solas dos pés antes de se deitar, diariamente. Também é benéfico se tem problemas a níveis das articulações.

O óleo essencial que lhe adiciono o meu insubstituível óleo de sândalo tem capacidade de matar germes, assim como qualidades anti-inflamatórias, que tornaram que uma terapia externa
incrível, ajudando na cicatrização de feridas, bem como queimaduras, picadas de insetos.
As vantagens de óleo de sândalo são numerosas. 
O óleo essencial tem alto poder regenerador e é muito utilizado em produtos de beleza, bem como máscara de rosto natural, para o clareamento de hiperpigmentação, imperfeições, manchas da idade, bem como cicatrizes.
Ele também pode ajudar na redução do ressecamento extremo, eczema, bem como a psoríase e ajuda a prevenir o seu reaparecimento. É um hidratante natural ideal para a pele hidratando-a profundamente.
Benefícios do óleo de sândalo na pele, acalma reduz o inchaço, bem como irritação e proporciona um sentimento renovador 
A propriedade relaxante, bem como calmante do óleo essencial de sândalo funciona bem para relaxar os músculos tensos e articulações.

Dosha Vata e propriedades do óleo de sésamo e sândalo


Adoro esta conjugação  de apenas dois produtos cujos benefícios são imensos e juntos fazem maravilhas com a pele. Entre muitas formas que uso, deixo-vos a receita que uso durante o banho, pois raramente uso sabão, ou gel duche, salvo se for os que que faço  e dou-me lindamente com este preparado que estou a partilhar convosco e já o disse atrás, mas para existir dúvidas aqui vai novamente.

Para cada 100ml de óleo  vegetal de Sésamo prensado a frio, junto 10 gotas de óleo essencial de Sândalo. Agitar e está pronto a usar e acreditem que os seus benefícios também se notam na higiene feminina e cuidado vaginal. 

 Se tiverem dúvidas ou questões não hesitem em deixar nos comentários, responderei com todo o carinho...

Espero que experimentem  e me digam a vossa opinião, beijinhos até um dia destes...


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Detergente incrível para máquina da roupa com sabão Clarim

Detergente  incrível para máquina da roupa  com sabão Clarim Olá Lady`s, trago-vos uma receita que tenho vindo a melhorar, desta vez acrescentei um sabonete que tinha cá em casa e ficou maravilhoso. A receita é a mesma que podem assistir no video, em baixo apenas acrescentem um sabonete de banho, á vossa escolha. Não se esqueçam de retirar o peso do sabonete ao sabão, senão fica demasiado grosso. Já agora deixo a dica se ficar demasiado espesso, dividam a receita levem a ferver de novo e acrescentem mais 1 litro de água. A Receita é a seguinte: 60 g de sabão em pó 50 g de bicarbonato de sódio 1 barra de sabão azul ou clarim 1 sabonete (opcional) 50 ml de vinagre 1 panela com (capacidade para 5 litros) 2 litros de água quente 3 litros de água fria *Óleo essencial a gosto eu vou variando no video coloquei Purify da "doTERRA" Comece por cortar todo o sabão em barra e o sabonete Pode deixar de molho cerca de uma hora em água, ou diret

Prevenção e tratamento com "Permanganato de Potássio"

Bom dia Lady`s.... Como estão? Passaram bem??? Entre todas as etapas que me proponho para começar o ano, este de que vos falo hoje é um deles... como prevenção é fundamental. É uma terapia que á primeira vista não tem muito bom aspeto, mas em  que os seus benefícios são imensos.... E como estamos numa altura em que devemos pensar em desentoxicar, e higiénizar a vários níveis, porque não fazê-lo também em termos de pele..... O que eu sugiro é um produto de nome "permanganato de potássio", um agente anti séptico, anti oxidante e desinfetante  muito utilizado em paises da Africa.... Tem algumas características também na eliminação de impurezas em frutas e legumes, mas o seu uso passa principalmente pela higiénização e ação desodorante, no combate a fungos e bactérias. Pode ser também utilizado, para afeções bucais, ou vaginais, como tratamento de vários tipos de herpes e candidiase.... No Brasil é também utilizado para tratar a "Catapora", ou varicela como é

Bem Vindo Outono

  Bem Vindo Outono  Olá Lady`s Já à muito tempo que não acordava tão ativa logo pela manhã. Senti-me revigorada. Não há dúvida que o descanso faz muito bem, e eu sentia-me mesmo  cansada por falta de descanso e excesso de trabalho. Quando abri a minha loja Diva Like a Lady na área da minha residência achei que iria descansar mais, viver uma vida mais calma, uma  slow life, mas virou-se o feitiço contra o feiticeiro e vejo-me a trabalhar cada vez mais a ter menos descanso, e muito mais stress. Tenho vivido sempre com muitas rotinas e isso é o que me vale, dá-me a possibilidade de me manter ativa, apesar dos meus sessenta anos e do que isso representa. Como acordei de forças renovadas apesar de o dia estar nublado, aproveito esta minha energia para fazer uma lista de tarefas  que quero colocar em prática e que tenho vindo a negligenciar por falta de tempo e que me levou a ter descuidado um pouco em termos de organização. Apesar de me ter habituado muito bem  á agenda online não dispenso