Avançar para o conteúdo principal

Regresso


Um adulto só o é verdadeiramente, quando adquire maturidade independência, conhecimentos e tem capacidade de sozinho gerir a sua própria vida...isto tudo com serenidade confiança, e ética indispensável nas relações com as pessoas...

Tudo tem um começo, e esse começo, inicia-se em casa, a educação dada pelos pais, desde correrias pelas escadas, bater com portas, deitar lixo no chão, ajudar os mais velhos, são gestos que se reflectirão no futuro.
O ser e o saber estar...
A escola tem um papel fundamental, na continuação do trabalho feito pelos pais, e ainda fornecer conhecimentos, e formação nas mais variadas áreas.

Os meus primeiros anos foram passados num colégio de freiras em Moçambique, a rigidez e exigência das freiras completou o regime (quase militar) imposto pelo meu pai.
Paraquedista....

Já havia os primeiros rumores, sobre o 25 de Abril, e na cidade da “Beira” em Moçambique onde vivíamos na altura, apareciam os primeiros incidentes, provocados, por confrontos, entre militares e as forças armadas…
Estava a chegar a hora de regressarmos…

O regresso ás origens não foi fácil, confundia-se as pessoas empreendedoras que lutavam, por um objectivo e uma vida melhor, com as que se acomodavam e nunca saíram da “santa terrinha”) então denominaram-nos de retornados….

Por outro lado, com o pós 25 de Abril, começava-se a pensar com optimismo, e lentamente a encarar a realidade com outra expectativa de vida…
Realidade que só é possível estudando, ou fazendo, cursos profissionais sendo essa ultima foi a minha opção, após ter concretizado o ensino básico, após anos de adaptação a uma cultura diferente da que vinha adaptada.
Como já referi os chamados “retornados” (apesar de eu ter regressado antes do 25 de Abril) não foram bem recebidos (vieram tirar o lugar dos que aqui não queriam trabalhar, dizia o povo) e essa descriminação também teve o seu peso, nos anos que se seguiram.

Tornei-me digamos uma revoltada, e agradeço a educação que os meus pais me deram para poder ter maturidade suficiente, para me tornar no que sou hoje.
Uma optimista, que não se critica, não se preocupa com os seus pontos fracos, mas eleva a sua auto estima, e esforça para atingir objectivos e vitórias.

Tendo em conta limites, mas que acredita, nas suas capacidade para ultrapassar obstáculos.










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Detergente incrível para máquina da roupa com sabão Clarim

Detergente  incrível para máquina da roupa  com sabão Clarim Olá Lady`s, trago-vos uma receita que tenho vindo a melhorar, desta vez acrescentei um sabonete que tinha cá em casa e ficou maravilhoso. A receita é a mesma que podem assistir no video, em baixo apenas acrescentem um sabonete de banho, á vossa escolha. Não se esqueçam de retirar o peso do sabonete ao sabão, senão fica demasiado grosso. Já agora deixo a dica se ficar demasiado espesso, dividam a receita levem a ferver de novo e acrescentem mais 1 litro de água. A Receita é a seguinte: 60 g de sabão em pó 50 g de bicarbonato de sódio 1 barra de sabão azul ou clarim 1 sabonete (opcional) 50 ml de vinagre 1 panela com (capacidade para 5 litros) 2 litros de água quente 3 litros de água fria *Óleo essencial a gosto eu vou variando no video coloquei Purify da "doTERRA" Comece por cortar todo o sabão em barra e o sabonete Pode deixar de molho cerca de uma hora em água, ou diret...

O que é a Aromaterapia e como funciona

O que é a Aromaterapia e como funciona Ultimamente muitas de vós me têm perguntado o que é a Aromaterapia . e eu vou começar por responder perguntando... _Já imaginou o que seria viver sem olfato? Não é assim uma pergunta tão descabida, e provavelmente até já lhe aconteceu, por questões de transtornos das vias respiratórias, alergia ou gripe e perder parcialmente o olfato. Ou em casos mais drásticos por acidentes em que haja traumatismo perder o olfato na totalidade. Curiosamente o nariz é o grande responsável, pelo nosso apetite, por exemplo, e ficamos literalmente com água na boca, como diz o proverbio. Metade do sabor é cheiro. As papilas gustativas apenas identificam quatro sabores, amargo doce, salgado e azedo. O cérebro junta a informação das papilas gustativas com o olfato e o resultado é o paladar. Com a idade também vai havendo alguma perda do olfato, e as grávidas chegam mesmo a não reconhecer alguns cheiros e a ficar com o olfato mais apurado par...

DIY...como fazer bandeja fácil....

Olá Lady`s..... Espero que estejam a passar bem.... Para hoje trago-vos um DIY muito, mas muito fácil mesmo.....é uma opção de escolha entre duas bandejas.....que podem usar da forma mais variada possível.... A bandeja espelhada utilizei para colocar os perfumes, e a de prato, para colocar na saleta, apenas com efeito decorativo. A bandeja de prato, utilizei um prato quadrado, em tom lilás, que era único...então como forma de lhe dar alguma utilidade, resolvi simplesmente, aproveitar um colar imitação de pérolas que também já não usava em tom prateado e colar em toda a volta do prato com cola quente..... Como sabem, a cola quente é o ideal para este tipo de trabalhos, facilita bastante... A  outra bandeja processo foi o mesmo e desta forma reutilizei o espelho que vinha com uma moldura, que retirei, para lhe dar outro destino....que tentarei mostrar noutro post... E assim termino, com o video, espero que gostem.....