Abas e sub Abas

 

quinta-feira, 12 de março de 2015

A dieta da felicidade....



Todos sabemos e muito se fala sobre este assunto, o facto de sermos aquilo que comemos..... 
A nossa alimentação mudou muito nos últimos anos e estas alterações afectam a forma nós sermos ou não saudáveis a problemas de saúde como a ansiedade e depressão que se tornam comuns... com a aproximação do bom tempo, podemos começar a pensar numa dieta dieta específica... a dieta da felicidade.

Os alimentos considerados de suma importância para um indivíduo saudável são os alimentos integrais, as hortaliças, leguminosas e frutos secos...
Assim se fizer uma dieta com alimentos corretos pode até conseguir perder peso mas essencialmente vai ganhar boa disposição mais energia, é portanto importante evitar alimentos que alteram nosso sistema como o fast Food ou com açucares e gorduras.

Não quero com isto dizer que terá que eliminar de vez coisas que gosta, como um chocolate ou McDonald's mas saber comer sem exagerar...
Com o verão a porta temos sempre desejo de cometer alguns pecados mas há pecados que são menos prejudiciais como os batidos de fruta com vitaminas A e C o sumos naturais.

Nós portugueses até temos uma excelente e que é considerada das melhores alimentações...a alimentação mediterrânea, que segundo dados que comprovam isso cientificamente, pela Roda ou pirâmide dos Alimentos



Inclusivamente quanto mais mediterrânica menor o risco de depressão ou demência é considerada dieta mediterrânica devido ao facto de os povos se encontram basicamente ao redor do Mediterrâneo e cujos terrenos desta região são o azeite que é característico da dieta mediterrânea que é rica em vitamina vitamina E beta-carotina e ácidos gordos que conferem propriedades Cardio protetoras.
As frutas os hortícolas as leguminosas são a principal fonte Vitaminas minerais e fibra o pão e os derivados dos cereais como massas arroz também devem fazer parte alimentação diária sendo moderado mas é essencial fornecem parte significativa da energia necessária para as nossas actividades diárias e se forem integrais fornecem mais fibra alimentar é também importante apesar de algumas controvérsias a ingestão de lacticínios basicamente iogurtes queijo nos trazem imensos benefícios para a saúde uma vez que os produtos contêm microrganismos vivos que são capazes de equilibrar microflora intestinal.
Comer pescado em abundância é sumamente recomendado dado seu por dado o seu perfil nutricional e se associar á protecção contra doenças Cardiovasculares.
A água é bebida por excelência e o vinho poderá ser tomada às feições com moderação.
Mais uma vez falamos do importante e fundamental exercício físico adequado às capacidades de cada indivíduo.

Seguindo estas dicas e conselhos conseguirá a performance desejada e com toda a certeza uma saúde invejável....
E para poderem comprovar a delicia da cozinha Mediterrânica aqui vos deixo uma receita colorida, fácil e cheia de sabor....



Salteado de spaghetti 

100 g spaghetti
1 posta de bacalhau pequena
10 tomates cereja picados ao meio
6 azeitonas pretas picadas ao meio
2 dentes de alho bem picados
1/2 xíc ervilhas (uso as congeladas)
1 xíc folhas de agrião (com talo)
1/2 cebola roxa cortada em julienne
azeite, sal e pimenta  (q.b.)
folhas de manjericão 

Preparação:
  1. Em uma frigideira bem quente, coloque o bacalhau com a parte da pele virada para baixo e pimenta por cima, com um pouco de água. Abaixe o fogo e tampe, para que o bacalhau coza no vapor por aproximadamente 5 minutos. Retire do fogo e reserve.
  2. Coza o spaghetti conforme as instruções da embalagem.
  3. Refogue alho e cebola em bastante azeite.
  4.  Acrescente o bacalhau e refogue mais para incorporar os sabores.
  5. Rapidamente, coloque o tomate e refogue até que dê uma leve murchada.
  6. Acrescente as azeitonas e o agrião e acerte o sal.
  7. Misture a pasta e as ervilhas e tempere com pimenta do reino. Desligue o fogo.
  8. Disponha a pasta no prato, coloque por cima as folhas de manjericão e regue com bom azeite.
  9. Bom apetite e até ao próximo Post.....