Abas e sub Abas

 

sexta-feira, 20 de junho de 2014

A gelatina...



O tema que tenho para hoje é de degustação fácil e é rara a pessoa que não gosta...para além dos múltiplos benefícios para a nossa saúde...
A gelatina....

Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Ela promove também uma maior resistência física aos desportistas. E mais: colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos.

Por ser principal fonte de colágeno substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões , a gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose.

Das variadas marcas disponíveis no mercado, cada 100g fornecem 380 kcal, estas vindas praticamente dos carboidratos. A mesma quantidade, mas na versão light ,  fornece aproximadamente 8 kcal, obtidas exclusivamente das proteínas.  Por isso, se você está de regime opte sempre pela versão sem açúcar. No entanto, é interessante variar os sabores para não enjoar. Outra vantagem dessa delícia é que ela retarda o esvaziamento do estômago, deixando a pessoa saciada e hidratada por mais tempo. E ainda: dificulta a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e pelos intestinos.

Quando envelhecemos ou emagrecemos, nossa pele vai perdendo elasticidade e firmeza. Com uma dieta rica em proteínas (lembre-se, gelatina é proteínas), atividade física e pouca exposição solar é possível melhorar a saúde, como fortalecer unhas, ter um cabelo brilhante e a pele mais saudável.
Neste caso especifico (unhas e cabelo) já é possível encontrar, em farmácias as gelatinas em cápsulas. Elas apresentam os mesmos benefícios da gelatina em pó, porém, as versões em cápsulas são mais eficientes para a formação de colágeno por serem pura e sem adição de corantes.

A gelatina torna-se um produto ideal para fazer ou acompanhar sobremesas,iogurtes, mousses, tortas, bolos e gelados, e por esse motivo e para vos incentivar a comer gelatina, no próximo post  deixo uma receita super fácil e muito agradável...esta um pouco calórica...mas deliciosa...
Não existe contra-indicação para o consumo da gelatina, mas os diabéticos devem ter atenção especial para não consumirem as versões não light. Já para os alérgicos a determinados componentes, o ideal é sempre consultar um especialista antes de consumi-la. O mesmo é recomendado para as pessoas que sofrem de insuficiência renal, para evitar sobrecargas renais.
Uma gelatina que gosto e consumo, é em especial esta de mirtilo,que adoro ( mas há outros sabores) pelo seu baixo teor de açucar e só 8Kcal....


A escolha é vossa, é importante é que incluam na vossa alimentação a gelatina....
Um bom dia.....