Abas e sub Abas

 

sábado, 18 de junho de 2016

Bolo de Farinha de Alfarroba


Bolo de Farinha de Alfarroba

Menu da Lady, Bolo de Farinha de Alfarroba,Culinária, receitas,Farinha de alfarroba culinária saudável


Bom dia Lady`s.


Resolvi fazer um bolo, muito apreciado pelos gulosos cá em casa...
O Bolo de farinha de alfarroba.

Pois é...ainda não vos tinha dito mas a minha filha é alérgica ao chocolate desde pequena, então para lhe dar os benefícios do cacau, comecei a substituir o chocolate pela farinha de alfarroba.
 No café da manhã na mousse de chocolate enfim tudo o que levasse chocolate eu substituía pela farinha de alfarroba.
Aqui vos deixo uma das receitas, " O Bolo de Farinha de Alfarroba" e as suas propriedades. usadas ​​como alternativa saudável para produtos de cacau e de chocolate, tem propriedades anti-oxidantes e pode prevenir o cancro ...Experimentem e espero que gostem...


Menu da Lady, Bolo de Farinha de Alfarroba,Culinária, receitas,Farinha de alfarroba culinária saudável



Ingredientes:

3 ovos
1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha
3/4 chávena de óleo
1 chávena de leite
1 colher sopa de vinho do porto
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
Côco ralado q.b.


Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de bolo inglês (pequena) com manteiga e enfarinhar. Reservar. Bater os ovos com o açúcar, o óleo e o leite até ficar bem misturado. Adicionar a canela e o vinho do porto e envolver. Misturar a farinha de alfarroba com a farinha de trigo e o fermento. Envolver delicadamente. Verter na forma e levar ao forno, cerca de 40 minutos ou até passar o teste do palito. Esperar 5 minutos antes de desenformar e  pode polvilhar com côco ralado a gosto.



Estudo recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os componentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas.
Também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras.
A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio - tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.
A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais.


Bom fim de semana........