Avançar para o conteúdo principal

Bolo Rei é tradição....a Receita....

Olá lady's, votos de Boas festas para todas....

Imagino que andem tão aceleradas como eu, gastando os últimos cartuchos nestes últimos dias do ano.....Na verdade eu adoro estes dias, e um stress para tentar organizar tudo, tanto em casa como no trabalho, pois gosto de começar o ano com algumas coisas ( as que posso controlar claro) bem definidas.... Mas uma coisa que não dispenso e me dá imenso prazer como devem calcular,  são os doces desta quadra, que me enchem os olhos e me dão uns quilitos extra....mas não posso deixar passar estes pequenos e tão raros prazeres.....
Também só exagero nesta quadra,  em Janeiro de voltamos á rotina saudável....
Como ainda tenho uns diazitos vou dar a mim  e a vós também uma guloseima que é por cá o rei.....


Bolo Rei é tradição

Pois é estou falando do bolo rei que feito em casa não tem nada a ver com os das pastelarias....
Está tradição vem que eu me lembre da minha mãe e eu pretendo continua-la.... É até bastante simples,  e quem quiser arriscar vale a pena apesar do custo um pouco mais elevado em relação ao preço de compra,mas vale mesmo a pena....principalmente se tiver a companhia da família perto de si, para o ajudar.....é estimulante reunir todos para partir as nozes e cortar os frutos que fazem parte deste bolo.
Hoje já existem várias variações deste bolo mas esta é a receita original.....e eu apesar de toda a confusão aqui por casa, consegui fazer o video que aqui vos deixo.....Espero que gostem.... 


Bolo rei é tradição


Então vamos começar,  com a receita.....
Ingredientes para o Fermento:
100 gramas de farinha de trigo, 60g de fermento de padeiro, 1dl de leite morno....
Para a restante confecao:
800g de farinha de trigo, 225 de margarina, metade. Pode ser líquida, raspa de uma laranja,225 de açúcar,6 ovos e um cálice de brandy ou aguardente, 1 pitada de sal e farinha q,b, para polvilhar,  250 g de frutas sortidas a seu gosto e um pouco de açúcar em pó para polvilhar...
Não esqueça de guardar algumas frutas o mais inteiras possível para guarnição....e as restantes devem ser cortadas bem miúdas.....
Comece por amassar o Fermento com a farinha e o leite e deixe repousar elo menos 30 minutos...
Coloque numa bacia a farinha e no meio  ponha a raspa de laranja os 6 ovos, a margarina o açúcar amassando tudo....continuando a amassar junte o fermento que fez anteriormente ligando muito bem....junte o cálice de brandy e amasse tudo tudo com energia.....podendo nesta altura mudar para uma mesa para melhor bater na massa.....até ficar fofa  e não colar.          ...coloque numa bacia e deixe repousar depois de abençoar com um golpe em cruz...quando dobrar de volume esta pronta...
Depois de leveda...estenda a massa na mesa onde colocou previamente a farinha, faça um rolo e dívida a massa em duas porções mais ou menos iguais pois esta receita dá para dois bolos.
Trabalhe a massa  em duas bolas redondas que depois enrola e una as pontas.....tipo um anel....
Aqui e hábito colocar uma prenda no bolo enrolada em papel vegetal.....eu não o fiz....porque me esqueci...rsss
De seguida coloque num tabuleiro com papel vegetal e deixe repousar por mais duas horas. Pincele com ovo batido muio ao de leve e  pode decorar com as restantes frutas  e montinhos de açúcar em pó....leve a cozer em forno a 180 graus e espete com um palito para se certificar se está bem cozido....Se pretender que as frutas fiquem bem brilhantes pode no fim pincelar com geleia....
Feito por si este bolo tem com certeza outra importância e agrado.....




BOM APETITE COM VOTOS DE UM EXCELENTE COMEÇO DE ANO....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Detergente incrível para máquina da roupa com sabão Clarim

Detergente  incrível para máquina da roupa  com sabão Clarim Olá Lady`s, trago-vos uma receita que tenho vindo a melhorar, desta vez acrescentei um sabonete que tinha cá em casa e ficou maravilhoso. A receita é a mesma que podem assistir no video, em baixo apenas acrescentem um sabonete de banho, á vossa escolha. Não se esqueçam de retirar o peso do sabonete ao sabão, senão fica demasiado grosso. Já agora deixo a dica se ficar demasiado espesso, dividam a receita levem a ferver de novo e acrescentem mais 1 litro de água. A Receita é a seguinte: 60 g de sabão em pó 50 g de bicarbonato de sódio 1 barra de sabão azul ou clarim 1 sabonete (opcional) 50 ml de vinagre 1 panela com (capacidade para 5 litros) 2 litros de água quente 3 litros de água fria *Óleo essencial a gosto eu vou variando no video coloquei Purify da "doTERRA" Comece por cortar todo o sabão em barra e o sabonete Pode deixar de molho cerca de uma hora em água, ou diret

Prevenção e tratamento com "Permanganato de Potássio"

Bom dia Lady`s.... Como estão? Passaram bem??? Entre todas as etapas que me proponho para começar o ano, este de que vos falo hoje é um deles... como prevenção é fundamental. É uma terapia que á primeira vista não tem muito bom aspeto, mas em  que os seus benefícios são imensos.... E como estamos numa altura em que devemos pensar em desentoxicar, e higiénizar a vários níveis, porque não fazê-lo também em termos de pele..... O que eu sugiro é um produto de nome "permanganato de potássio", um agente anti séptico, anti oxidante e desinfetante  muito utilizado em paises da Africa.... Tem algumas características também na eliminação de impurezas em frutas e legumes, mas o seu uso passa principalmente pela higiénização e ação desodorante, no combate a fungos e bactérias. Pode ser também utilizado, para afeções bucais, ou vaginais, como tratamento de vários tipos de herpes e candidiase.... No Brasil é também utilizado para tratar a "Catapora", ou varicela como é

Bem Vindo Outono

  Bem Vindo Outono  Olá Lady`s Já à muito tempo que não acordava tão ativa logo pela manhã. Senti-me revigorada. Não há dúvida que o descanso faz muito bem, e eu sentia-me mesmo  cansada por falta de descanso e excesso de trabalho. Quando abri a minha loja Diva Like a Lady na área da minha residência achei que iria descansar mais, viver uma vida mais calma, uma  slow life, mas virou-se o feitiço contra o feiticeiro e vejo-me a trabalhar cada vez mais a ter menos descanso, e muito mais stress. Tenho vivido sempre com muitas rotinas e isso é o que me vale, dá-me a possibilidade de me manter ativa, apesar dos meus sessenta anos e do que isso representa. Como acordei de forças renovadas apesar de o dia estar nublado, aproveito esta minha energia para fazer uma lista de tarefas  que quero colocar em prática e que tenho vindo a negligenciar por falta de tempo e que me levou a ter descuidado um pouco em termos de organização. Apesar de me ter habituado muito bem  á agenda online não dispenso