Abas e sub Abas

 

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Meditação...

O post de hoje é sobre uma terapia...a meditação.
Como já disse algumas vezes uma das formas que eu encontrei de lidar com meu stress com minha ansiedade foi praticando meditação.
O objectivo da meditação é abandonarmos-nos e entrarmos no estado de ser connosco próprios meditação não se aprende facilmente mas com rotina com método consegue se atingir um excelente estágio de concentração de consciência dos pensamentos uma profunda paz e tranquilidade uma coisa quase que inexplicável.
Está comprovado que é meditação traz muitos benefícios para cada um de nós que medita, e respiração profunda controlada acalma o sistema nervoso também está provado que uma sessão de respiração profunda ajuda a baixar a pressão arterial meditar com regularidade ajuda também a libertar cabeça do constantemente tagarelar mental, faz o pensamento estar mais concentrado menos confuso e quando se tomam decisões são mais eficazes.
A meditação é um instrumento poderoso para uma vida autêntica, serena descontraída, a tranquilidade interior que adquirimos com meditação transforma-se em calma exterior no meu caso inclusivamente é curioso porque as pessoas quando me conhecem acham que eu transmito uma paz uma calma e realmente isso eu consegui com a meditação...




Como também já disse algumas vezes o que ajuda a minha vida é uma rotina constante que adquiri... um método de trabalhar por rotina de forma a
lidar com todo este este problema da fibromialgia.
A primeira coisa que faço quando chego ao meu local de trabalho é meditar e organizar a mente...
Aconselho as pessoas que começam a meditar pela primeira vez a criar um espaço próprio em que se sintam bem que sintam tranquilas...
Meu local de trabalho não tenho sítio próprio para meditar...mas esta disciplina também não necessita de nada de especial, simplesmente com uma cadeira ou almofada no chão é uma terapia a custo zero.
Em casa pelo contrário já tenho meu cantinho em que tem umas almofadas onde me sento acendo uma velinha ou incenso um incenso de cheiro sem qualquer outro significado, disponho do tempo que eu quiser... quando me proponho meditar e já com a finalidade de a seguir deitar e dormir portanto não tenho um tempo pré-definido para fazer estou à vontade estou relaxada , este momento por conseguinte é o meu momento equilibra minha mente em que preparo inclusivamente o meu dia seguinte, inclusivamente a minha primeira preocupação na meditação e de organizar os meus pensamentos, a roupa que vou vestir no dia seguinte, organizar meu dia de trabalho e estabelecer prioridades na minha vida portanto é gratificante.
O ritmo cardíaco abranda, os músculos, a tensão, as dores desaparecem e é a perfeita consciência do momento presente.
É importante também quando se começa a meditar de tentar não pensar... hoje em dia caímos em situações de stress com maior das facilidades , ou porque avariou um electrodoméstico, ou entrou um vírus no computador ou porque temos um prazo cumprir, uma reunião enfim um conflito com um colega, inclusivamente uma fila de trânsito quando está com pressa de chegar algum lado... mas depressa esquecemos como é simples lidar com stress se dermos essa oportunidade até mesmo com escassos minutos de uma respiração profunda consegue se acalmar a mente é esta uma proposta milagrosa.
Existem várias formas de meditação da qual neste momento não eu não vos irei falar a não ser que demonstrem interesse nesse assunto mas posso vos dizer...a meditação é ainda um assunto complexo e eu também não tenho conhecimentos por aí além neste assunto...
O que quero dizer é aquilo a que me proponho fazer diariamente que me ajuda.
Não há a hora ideal para meditar depende do ritmo de cada um eu acho que meditar de manhã é excelente uma vez que estou mais descontraída não é porque quando acordo de manhã estou entorpecida, com imensas dificuldades e a meditação nesse aspecto ajuda.
Á noite eu também gosto imenso de meditar porque realmente é o término de um dia.
Falando com algumas das minhas colegas a meditação pode também criar uma energia extra que poderá fazer com que se tenha algumas insónias.
Cada caso é um caso terão que aprender conhecer vosso corpo pra poder chegar ao melhor consenso sobre a melhor hora...
E como já disse a meditação é uma terapia a custo zero qualquer pessoa pode fazer crianças idosos que enfim importante é mesmo começar a treinar a mente para este estado de ser... é uma actividade tranquila que pode ser feita ao ritmo de cada um.
Eu por exemplo quando comecei e meditar tinha curiosidade e colocava relógio à minha frente e quando terminava a meditação abria os olhos e ainda só tinham passado 2,3,4,5 minutos com o tempo 30 minutos de meditação e parecia que só tinha iniciado.... é uma tranquilidade, uma paz interior e um alívio de certa forma e é dada energia também para poder fazer meu trabalho... como não tenho patrões para mim é um benefício com com este tipo de patologia porque porque se tiver necessidade de parar entre uma cliente e outra eu posso fazê-lo posso meditar, posso relaxar .
Compreendo que nem toda todas as pessoas terão esta facilidade que eu tenho mas cada um terá que achar a melhor maneira de achar este equilíbrio porque era uma pessoa começando meditar, ao longo do tempo só vai encontrar benefícios...uma outra forma que eu aconselho e que utilizo algumas vezes em situações de maior ansiedade maior stress de maior dificuldade de concentração  uso CD, Brian Weiss, Kelly Soares entre outros e inclusivamente na internet há imensos sites de meditação que poderá também fazer uma busca escolher aquilo que se adapta melhor á sua personalidade e simplesmente sentar e ouvir essa meditação e assim poder poder atingir relaxamento necessário para o seu bem-estar físico e psicológico, no entanto penso que haveria muito mais a dizer sobre meditação.
Não precisa de comprar roupa para fazer meditação poderá utilizar qualquer roupa com que sinta confortável e quente, é fundamental colocar até uma mantinha por cima dos ombros porque provavelmente irá arrefecer... O primeiro passo indica uma vontade de ter parte activa e responsabilidade para harmonizar seu mundo físico exterior como o, espiritual interior, a meditação ensina-lo a ser mais honesto consigo próprio e é provável que passa a ver a vida de uma forma mais com os coerente as duas qualidades associadas transforma-o num ser humano mais simples mais humano com outra perspectiva de vida...

Uma das coisas também que me ajudou bastante e foi a alavanca da
meditação e que falarei noutra altura foi a Yoga, outras das mais-valias que também me ajudou na concentração no equilíbrio na correcção de postura mas pronto isso fica para outro post.
Foi um prazer expor este meu ponto de vista que considero de suma importância para meu bem estar.

E se iniciarem esta terapia poderemos daqui por um tempo voltar a falar e comprovar realmente o benefício da meditação ...beijinhos até um dia destes...