Abas e sub Abas

 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

E de volta ás limpezas...


Voltando á questão limpezas domésticas, o mercado dos detergentes é imenso há de tudo para todos os fins e sinceramente os que experimentei deixam um pouco a desejar comparando com os que utilizo, confesso que a única diferença é o aroma ( os meus cheiram muito mal)... recapitulando são eles: Lexivia, Cif, Bicabornato de sódio, Vinagre Querosene e um lava tudo com aroma agradável, para anular o cheiro característico de cada produto.



Bicarbonato de sódio é um produto de limpeza natural
Utilizado na limpeza  não deixa resíduos irritantes ou prejudiciais à saúde.

Eliminando cheiro de café- tanto cafeteiras como garrafas térmicas podem ser limpas usando quatro colheres de sopa de bicarbonato diluídas em dois litros de água fervente. Deixe de molho pelo menos 2horas

Limpeza em peças de inox- dissolva apenas uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água. Deixe os utensílios de molho por 30 minutos, depois enxágue normalmente e seque com um pano limpo para evitar manchas.


Limpeza de forno e fogão- para retirar as crostas de sujeira queimada do forno e do fogão, espalhe uma camada fina de pó de amoníaco em toda a superfície que precisa ser limpa e deixe agir por cerca de duas horas. Depois, passe um pano embebido em solução de água e bicarbonato (uma parte de bicarbonato para duas de água) e finalize passando um pano seco.
Realizar esta operação com o forno e frio....

Higienização da  esponja da cozinha: deixe-a de molho em um pote (do tamanho de um pote de margarina) com água e duas colheres de sopa de bicarbonato.

Amolecendo sujeiras incrustadas de sua lata de lixo- adicione 4 colheres de bicarbonato em 5 litros de água fervente. Deixe a lata de lixo de molho até a água esfriar, depois esfregue com uma escova apropriada. O mau cheiro também vai embora.
LImpeza de sanitas- faça uma pasta concentrada de limão e bicarbonato, depois, com uma escova apropriada, esfregue a louça do banheiro para remover o limo acumulado.
Desentupimento de canos-  coloque duas colheres de bicarbonato de sódio dentro do ralo e derrame água quente até que todo o pó escorra. Caso necessário, repita a operação.
Eleminar mofo- polvilhe bicarbonato de sódio sobre um pano úmido e passe sobre as superfícies mofadas do banheiro. Faça isso logo que notar a presença do mofo, assim você evita manchas.
Limpeza de tapetes- basta polvilhar o pó de bicarbonato, deixar agir por duas horas e usar um aspirador para retirar o pó que deverá ter absorvido os maus odores.

Limpeza de chão- misture meia xícara de vinagre, três colheres de sopa de bicarbonato e 1 tampa de detergente lava tudo (para aromatizar) em um balde com água.

Eliminando mau cheiro nos ralos - misture bicarbonato de sódio e vinagre em partes iguais e derrame a mistura sobre os ralos.

O vinagre é um agente de limpeza e desinfetante extraordinário.

Bocais do chuveiro podem ser obstruídos por depósitos minerais da água. Remova os depósitos misturando 1/2 xícara de vinagre e 1/4 de água em uma bacia ou balde. Remova o bocal do chuveiro e deixe-o na solução de vinagre por 15 minutos. Para bocais plásticos, deixe-os por 1 hora em uma mistura de 500ml de vinagre e 500ml de água quente.

Remova a sujeira dos boxes e paredes borrifando-os com vinagre e deixe secar, então borrife novamente para umedecer e limpe com uma esponja. Caso necessário, reaplique e deixe por algumas horas. Então umedeça e limpe novamente.
Esta operação mantem por mais tempo o banheiro limpo. evita a formação de calcário.

Cortinas do chuveiro ou revestimentos podem ser cobertas por camadas de sabonete ou mofo. Mantenha uma garrafa de vinagre próxima ao chuveiro, e borrife nas cortinas uma ou duas vezes por semana. Não precisa enxaguar.

Às vezes, o mofo pode deixar manchas nas cortinas caso não seja removido rapidamente. Para remover estas manchas misture bórax com vinagre o suficiente para formar uma pasta, então esfregue na área manchada.


O querosene,é um derivado do petróleo bruto, pode ser utilizado para limpeza de chão, tem a particularidade de inclusivamente, afastar quase todo o tipo de bichos rastejantes e traças....

Limpar vidros é muito mais fácil do que muita gente imagina.

Em um balde com água, acrescente uma colher de chá rasa de detergente e uma tampa de querose e o resultado é fantástico. De seguida passe um pano de preferência o de limpar os vidros dos carros.



Experimentem e vão dando noticias das vossas experiências....