Abas e sub Abas

 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A Pintura


A emancipação da mulher formada pelos ideais da adolescência e o fascínio pela independência, obrigou-as a um esforço para competir com os homens e obter o mesmo prestígio que eles (apesar de continuarem a ser mais mal pagas) tentam progredir na carreira profissional e outras, porque acreditavam ser a única maneira de desfrutarem da liberdade e realizarem as suas potencialidades...


Ser mulher começa no preciso momento em que se é concebida. A união do óvulo que é sempre geneticamente feminina (porque contém cromossomas X,) com o espermatozóide portador do cromossoma X é = XX, igual a menina.

Após o nascimento somos logo influenciadas, pelas hormonas que determinam, o tamanho e forma do corpo, e a outra, mais importante, pelo comportamento dos pais e outros adultos em relação às raparigas...

Na minha familia, a herança dos cromossomas teve veia artística...A pintura e as manualidades.....

Sou adepta de uma pintura que mesmo que não consiga definir o desenho, consiga ver a beleza dele…sentir o trabalho do pintor. Gosto de trabalhos com cor, mesmo um abstracto por muito pobre que seja uma pintura a cor é a vida.

Ao falar de pintura, não posso deixar passar sem fazer referência a um dos trabalhos feito pela minha irmã, pintora de profissão e com Atelier escola, na sua área de residencia.

Dentro de alguns que tenho dela, gosto particularmente de um...fui eu que escolhi o desenho, e combina muito bem com a decoração da minha sala.








Esta segunda pintura que apresento, em termos críticos nunca foi questionado, mesmo porque como disse sou uma pintora amadora. È uma composição de pintura a oleo com falso esmalte....

Faço-o mais como um meio de equilíbrio e paz interior, porque segundo pesquisas a pintura é o melhor medicamento para o stress.









 



Eu: (2002 pintura a óleo falso esmalte e tridimensional)

È um trabalho que para mim representa, o que mais gosto, e o qual muito me identifico - o Mar – a inconstante ondulação reflecte o meu estado de espírito ora brando ou revolto, a espuma, branca o meu desejo de paz, o pôr-do-sol o calor de uma vida, a serenidade, os barcos o sonho de viagens, feitas e a continuidade de as fazer…

As pinceladas irregulares mas seguras, transmitindo uma força em fazer algo,sem curso,  sem técnica nenhuma , mas uma vontade de viver, e perdurar, algo para deixar aos meu netos, transmitem muito do que sou…